DESCOBRIR
A dança dos cabocoPandemiaEncontro-MutietnicoAldeias MultiétnicasQuintal-de-CasaTapuya das águasGarrinchaAbaporu TapuyaNova Riacho do Mato

FUTURISMO INDÍGENA

O artista indígena KADU XUCURU (PE) apresenta 09 obras realizadas entre 2019 e 2022; todas são colagens digitais que utilizam o conceito do “Futurismo Indígena”, um movimento que revela-se na literatura, nos quadrinhos, na música e em outras formas de expressão e perspectivas indígenas de futuro, passado e presente. Kadu explica: “O que destaca o movimento é a idealização de um futuro no qual nós, povos originários, estamos vivos e somos protagonistas de nossas histórias”.

A dança dos Cabocos (2019)

Pandemia (2020)

Aldeias Multiétnicas (2021 no AIRE)

Na Força das Águas (2021 no AIRE)

Portal Ancestral (2021 no AIRE)

Tapuya das águas (2021)

Garrincha (2022)

A Nova Riacho do Mato (2022)

Tapuya Abaporu (2022)

03 obras foram produzidas por Kadu no contexto do projeto Arte com Indígenas em Residências Eletrônicas (AIRE). A série “Futurismo Indígena” é composta por colagens que reúnem elementos culturais das etnias dos artistas envolvidos com quem Kadu cocria: Tadeu Kaingang (Brasil), Horopakó Desana (Brasil), Shiraigo Mocoví (Argentina) e com familiares do próprio Kadu. As colagens digitais apresentam diálogos entre gerações diferentes, trazendo a ideia de unidade entre povos, indivíduos e natureza. 

Kadu homenageia os 100 anos do Modernismo no Brasil, remixando o “ABAPORU”; homenageia “Garrincha”; retrata condições misturando o local com o galáctico, o temporal com o infinito, o real com o simbólico; produz com muita força e identidade obra provocativas.

Kadu é Fotógrafo, Designer e Artista Visual. Conheça ele mais:

siga @kaduxukuru

Realização

 

 

Apoio